O Sitestar.PT ajuda os jovens a criar sites em .PT!

2021-03-24

Os jovens devem ter uma participação mais ativa na internet, não só como utilizadores, mas como exploradores e criadores de conteúdos. Neste sentido, está a decorrer a 8º edição do desafio Sitestar.pt, uma iniciativa DECOJovem com a parceria do .PT, que dá aos jovens e às escolas, a oportunidade de construírem sites em .pt, para divulgarem os seus projetos, as suas atividades e os seus trabalhos.

A DECOJovem preparou 3 Workshops Sitestar.pt

Todas as equipas participantes no desafio Sitestar.pt foram convidadas a participar num ciclo de 3 workshops informativos e digitais com conteúdos sobre como construir sites atrativos, em respeito com os direitos de autor e tendo em conta a segurança online. Estes workshops, que decorreram em formato online, assentaram numa vertente dinâmica, privilegiando a reflexão e a interatividade entre os jovens.

O pontapé de partida deu-se nos dias 25 e 26 de fevereiro com os workshops “Faz o teu site e liga-te à WWW”, onde 61 alunos, acompanhados por 13 professores, poderam explorar as vantagens de se ter um site .pt e ainda como fazer o seu registo em 3em1. Numa segunda fase desta sessão foram dadas algumas dicas de ouro para que as equipas possam criar sites user friendly, atrativos e dinâmicos e, assim, chegar a um maior número de visitantes.  

Para a realização dos workshops sobre esta temática contámos com Tiago Ribeiro, do .PT, que, com a sua experiência técnica ajudou os jovens a melhor construir os seus sites.  

De seguida, a 5 de março, realizou-se mais um workshop com o título “Faz o teu site, mas respeita os direitos de autor” que contou com presença de 33 alunos e 6 de professores. Com este workshop sensibilizou-se as equipas para a importância de desenvolverem os seus sites tendo em conta o respeito pelos direitos de autor. Neste workshop foi dada informação aos jovens sobre o valor da propriedade intelectual como ferramenta para proteger a criatividade e inovação, diminuído o seu interesse pela pirataria e respeitando os direitos de autor.

O último workshop deste ciclo, intitulado “Faz o teu site e navega em segurança”, realizou-se no dia 19 de março. Com este workshop, sensibilizou-se os mais jovens para questões relacionadas com a segurança no mundo digital. Questões como a segurança, o respeito e a privacidade on-line foram debatidas neste workshop.


3 vídeos informativos Sitestar.pt

Como suporte, foram ainda realizados 3 videos informativos sobre cada um dos temas dos workshops. Como criar um site user friendly e atrativo, com respeito pelos direitos de autor e nunca esquecendo a segurança sempre que se está online são os temas destes vídeos que podem ser vistos em www.sitestar.pt/recursos

Queres receber estes workshops na tua escola?
Basta falares com o teu professor, que deverá de ir a https://decojovem.pt/pt/professor/login  e fazer o registo e pedido. É simples!

As apresentações utilizadas nestas sessões também se encontram disponíveis para consulta e download em www.sitestar.pt/recursos.